UM SÓ POVO, UM SÓ DEUS...
"Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, por todos e em todos" (Efésios 4,5-6).
Lar da Segunda Infância
BREVE Abrigo para o Idoso ABAMI
_________________________________________________________________________
Patriarcas Históricos da ICAI
Dom Salomão Barbosa Ferraz - Patriarca Salomão
Dom Salomão Barbosa Ferraz
HISTÓRICO DO PATRIARCA DOM SALOMÃO FERRAZ
Salomão Barbosa Ferraz nasceu em Jaú, Estado de São Paulo, Brasil, em 18 de fevereiro de 1880, no seio de uma família "Presbiteriana" o pai era Pastor em Jaú, SP, e aos 17 anos ingressou no seminário da Igreja Presbiteriana, em São Paulo, sendo ordenado Pastor Presbiteriano aos 22 anos (1902). Durante anos exerceu a funções de Pastor Presbiteriano até o ano de 1917. Em todo esse tempo Dom Salomão realizou muitas reflexões que nem sempre estava de conformidade com a Igreja Presbiteriana. Foi para a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e ficou até 1936, sendo pastor Anglicano por 15 anos, em 1928 fundou a Ordem de Santo André e 1936 a Igreja Católica Livre do Brasil, o qual, auto se intitulou bispo de direito. No dia 18 de julho de 1945 foi ordenado ao Santo Presbiterato e Sagrado ao Episcopado no dia 15 de agosto de 1945, agora de fato e de direito por Dom Carlos Duarte da Costa, ex Bispo Titular de Maura, ex - Igreja Romana. Converteu-se ao romanismo, fez pública profissão de fé em 08 de dezembro de 1959, sendo recebido na Capela da Imaculada Conceição em São Paulo, com a expressão "Bem vindo seja o que vem em nome do Senhor", pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, que levantou e abraçou de encontro ao peito. Algumas irmãs de caridade que assistiam à Cerimônia não contiveram as lágrimas. O coral entoava, na ocasião, um hino em ação de graças.
Casado, pai de sete (7) filhos, doze (12) netos, e três (3) bisnetos, foi recebido por Sua Santidade o Papa João XXIII no dia 25 de março de 1960 e o fez Bispo titular de Eleuterna. Dom Salomão Ferraz, participou do Concílio Vaticano II e advogou a tese da "celebração litúrgica em vernáculo" e no ano 1964 apresentou ao Beatíssimo Padre Paulo VI, um projeto de "Reforma Disciplinar". Mesmo pertencendo a Igreja Católica Romana, o desejo de Dom Salomão Ferraz, nasce em 1966 na fundação da Igreja Católica Apostólica Independente, verdadeira e leal sucessora da Igreja Católica Livre no Brasil, no Concilio Geral Extraordinário de 1988, declara Dom Salomão Barbosa Ferraz, como o Primeiro Patriarca Canônico da Santa Igreja Católica Apostólica Independente. Na Igreja Romana, ficou até o fim de sua vida. Tendo sido deixado no ostracismo, Dom Salomão Barbosa Ferraz morreu no dia 09 de maio de 1969.
__________________________________
Pesquisas: (DPFS), Fonte: (Arquivos - Biblioteca da ICAI).
Dom Manoel Ceia Laranjeira - Patriarca Manuel II
Dom Salomão Ferraz com o Cadeal Motta, da Igreja Romana
Dom Manuel Ceia Laranjeira
HISTÓRICO DO PATRIARCA DOM MANOEL
Dom Manoel Ceia Laranjeira, nascido em 11 de dezembro de 1903, na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
Foi Ordenado Sacerdote em 08 de dezembro de 1947 e Sagrado Bispo em 29 de junho de 1951, por Sua Excia Rvma Dom Salomão Ferraz.
Em 1950, o Bispo Dom Salomão Ferraz decide reativar a Igreja Católica Livre e assim sobre a sua Presidência. O Conselho Diocesano de São Paulo elegeu como Bispo dentro da Igreja Católica Livre, Dom Manoel Ceia Laranjeira.
No dia 29 de junho de 1951 Dom Salomão Barbosa Ferraz, sagrau ao Santo Episcopado a Dom Manoel Ceia Laranjeira como Bispo auxiliar de seu trabalho pastoral, na Ordem de Santo André e na Igreja Católica Livre no Brasil.
No dia da sua Sagração Dom Manoel Ceia Laranjeira, proclama que:
“não professamos uma nova religião nem estamos fundando uma nova Igreja, mas simplesmente concorrendo para dar mais adequada expressão à Igreja de Cristo, una, santa, católica e apostólica.” ... “sem desmerecer em nada o valor histórico e tradicional da Igreja e da fé recebida como sagrada herança” ... “como os da sucessão apostólica dos seus bispos que receberam a sagrada investidura de outros que as tiveram dos seus antecessores, sem interrupção, até a sua fonte originaria em Cristo e seus Apóstolos”.
Eleito Patriarca da Igreja Católica Apostólica Independente, no dia cinco de janeiro de 1966, promulgou a Primeira Constituição Canônica da ICAI.
Dom Manoel escreu três cartas Pastorais bem impactante e concisa.
Em Maio de 1994 Dom Manoel Ceia Laranjeiras faleceu, onde a Sé Patriarcal da Igreja funcionava na Rua Joaquim Silva, nº 83 Lapa, Rio de Janeiro – BRASIL tendo como padroeiro da comunidade “São José Operário”. O Patriarca Manoel mesmo antes de sua morte levava uma vida dissoluta e cheia de contendas a Igreja Independente possuía grandes empreendimentos patrimoniais no Brasil, eram 23 dioceses no Brasil com templos construidos e o Bispo deste período Patriarcal, deixará levar pelo seu conselho clerical e por sua vida lasciva, onde foi entregue em vida o patriarcado nas mãos de seu sucessor, assumindo em 1987, Sua Exª. Rvma Dom Lapércio Eudes Moreira como terceiro Patriarca.
Dom Manoel, Faleceu no dia 23 de maio de 1994.
__________________________________
Pesquisas: (DPFS), Fonte: (Arquivos - Biblioteca da ICAI).
Dom Manoel ao lado do seu sucessor Dom Lapércio
Dom Lapércio Eudes Moreira - Patriarca Lapérius I
Dom Lapério Eudes Moreira
HISTÓRICO DO PATRIARCA DOM LAPÉRCIOS
Dom Lapércio Eudes Moreira, nascido em 07 de abril de 1926, na cidade de Cariús, Estado do Ceará, Brasil.
Professor de Latim na Escola Salesiana de Juazeiro do Norte e Canto Orfeónico; Fundador da Escola Normal Rural de Farias Brito, Estado do Ceará; Foi Ordenado Sacerdote em 08 de abril de 1962, por Dom Pedro Santos e Silva; Abade da Abadia São José Operário e Superior da Congregação dos Padres Operários de Jesus em 1965;
Bispo Eleito para a Cidade de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro em setembro de 1966; e Sagrado Bispo em 23 de abril de 1967, por Sua Beatitude Rvma Dom Manuel Ceia Laranjeira.
Dom Lapércio, foi Secretário Geral da ICAI; Reitor do Seminário São Luiz Gonzaga; Presidente da Ação Social Diocesana de Duque de Caxias; Grande Chanceler da Soberana e Cristianissima Ordem da Sagrada Família até janeiro de 1982; Elevado ao Título de Bispo-Conde de Ephésios; foi Vigário Geral da ICAI até 1973; Grao-Mestre da Venerável Ordem Cristica de São Lázaro de Bêtania.
Eleito Patriarca da Igreja Católica Apostólica Independente, em 14 de novembro de 1987, adotou o nome de Lapércius I.
Lapércius I - faleceu no dia 07 de agosto de 1999.
__________________________________
Pesquisas: (DPFS), Fonte: (Arquivos - Biblioteca da ICAI).
Patriarca Lapércius I
Patriarca Lapércius I, na Sagração Episcopal de Dom Paulo Ferreira da Silva, em 01 de maio de 1999.
Dom Felismar, Dom Manoel e Dom Lapério na Eleição de Patriarca de Lapércius I,