ACESSOS:

"Não abandones a sabedoria, ela te guardará; ama-a, ela te protegerá"
                                                           (Provérbios 4,6)
Leia:
NOTICIAS DA ICAI

A sabedoria vem de Deus

Deus é o centro de tudo, é Dom da vida, da criação de todas as coisas, por Ele a terra foi feita e tudo o que nela habitam!

Seu Filho Jesus Cristo nos-deu o sentido para a vida, nos ensinou a amar e de vivermos fraternalmente como irmãos. De uma coisa temos a certeza que nesta vida, todos hão de morrer! Porém, se levarmos uma vida consagrada, observando os mandamentos das Leis de Deus, seremos recebidos no paraíso, nossa morada eterna.

Pois bem, para isso existem duas etapas a serem cumpridas:

Há primeira etapa é a do Reino de Deus. – Há segunda etapa é a do Paraíso.

Partindo do princípio básico, o Reino de Deus e a fase mais importante e definitiva de nossas vidas. É a fase da preparação do eu com Deus é a fase terrena em que vivemos carnalmente é como se plantássemos uma lavoura, a qual necessita de preciosos cuidados, é preciso trabalhar a terra, arar e depois aduba-la antes de plantar, depois de germinar as sementes é preciso cuidados para que haja uma colheita pomposa.

No plano espiritual, também é necessário que haja uma preparação, para que os frutos produzem de acordo com os cuidados que a eles é dado. O clero de uma Congregação tem por sua vez que tomar muito cuidado com as medidas tomadas, muitas vezes por impulso! Antes de colocar as sementes no chão é preciso adubar a terra, prepara-la para receber as sementes a serem plantadas pelo produtor que espera nelas muitos frutos. Ao contrário das atitudes esporádicas das vocações, nascidas ao raiar do sol de um novo dia e desaparecendo ao apagar das luzes ao amanhecer. Quem é vocacionado não deve ser acometido de pressa pelas honras sacerdotais “A grandeza não consiste em receber honras, mas em merece-las” (Aristóteles), não podemos encarar o Ministério Sacerdotal como se fosse meras negociatas, primeiro que sejamos capacitados e consciente de nossa real vocação, e segundo observando a nossa Constituição Canônica, que é o nosso bem maior depois das Sagradas Escrituras.

Nós, líder espiritual maior da Igreja Católica Apostólica Independente, sempre trabalhamos a terra, preparando as sementes para o plantio, mas por vezes  deixamos de aduba-las, por esse motivo as muitas das sementes germinaram e cresceram em solo pedregoso outras no meio dos espinhos e foram seduzidas ao longo do caminho “O terreno que recebeu a semente entre os espinhos representa aquele que ouviu bem a palavra, mas nele os cuidados do mundo e a sedução das riquezas a sufocam e a tornam infrutuosa”. (Mateus 13,22), nossa maior preocupação não está na quantidade de sementes espalhadas, mas na qualidade e no solo que está sendo plantada, ainda hoje pagamos o preço de um passado mai planejado e por não ter sido bem preparada a terra. Muitas sementes aqui plantadas, foram, consumidas! A sedução, a riqueza as tornaram impuras e infrutuosas e hoje pululam por aí, me entristeço ao ver que distintos caminhos tomaram, no projeto de Deus e no ensinamento do seu Filho Jesus Cristo, diante da sua Igreja fundada por seus Apóstolos no dia de Pentecostes. Prudência, prudência é o que pedimos aos nossos Bispos, Presbíteros, Diáconos e Clero em geral, o sacramento não pode ser comercializado, é um dom maior recebido gratuitamente e gratuitamente deve ser oferecido. Diz a Palavra: “Há muitos planos no coração do homem, mas é a vontade do Senhor que se realiza” (Provérbios 19,21).

O Paraíso de Deus que tanto almejamos é a nossa morada final a ser construída no Reino do Senhor. “Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas: Ao vencedor darei de comer (do fruto) da árvore da vida, que se acha no paraíso de Deus”. (Apocalipse 2,7). Neste caso temos que ser vencedores, renunciando a vida passada, despojando do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras e revestindo de um novo homem, criado a imagem de Deus, em verdade, justiça e santidade. (Efésios 4,22-24).

Senhores Bispos e Abades, a Igreja Católica Independente, verdadeira e continuadora do movimento livre no Brasil e do idealismo de Dom Salomão Ferraz é uma Igreja de pensamentos Uno, voltado para Deus, os homens e a Pátria, livre de qualquer tutela política, nacional ou estrangeira, independente para agir tão somente em nome de Cristo e da legitima Tradição Apostólica Universal. Nossa Igreja não deve ser confundida, não pode ser dividida, nem neste mundo e nem no que a de por vir, um galho fora do tronco da árvore morre “O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira” (João 15,4). Não devemos amar a Deus e o Diabo, e nem mesmo a dois senhores, como diz a palavra: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza” (Mateus 6,24). Para nos confundir as forças do mal se agrega a cada passo que darmos, em especial se for em falso, somos vigiados as 24 horas do dia, porque assim é a vontade de Deus “Foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade” (2Corintios 12,7), irmãos e irmãs sejais corretos e não torneis vossos caminhos tortuosos, regados do pecado da carne, sendo desonestos e desobedientes nas orientações recebidas. “Inteligente é o que possui o coração sábio; a doçura da linguagem aumenta o saber” (Provérbios 16,21), não sejais sábios diante dos seus próprios olhos a nossa sabedoria vem de Deus, de acordo com Sua vontade.

Imaginamos que o Paraíso sejais um lugar muito especial e que não pertence a esse mundo, nós Cristãos queremos muitíssimos receber esse legado deixado pelo Mestre “... Hoje estarás comigo no paraíso”. (Lucas 23,43). O arrependimento nos eleva a conversão, portanto não caminhe na vereda da iniquidade, ande na justiça de Deus, fazer inimigos é andar na contramão, para traz é criar tempestades em águas tranquilas. “Mais vale o pouco com justiça do que grandes lucros com iniquidade (Provérbios 16,8). Diz a palavra, um tolo calado passa como sábio. A maior riqueza que devemos alcançar é a do amor, da compreensão de Deus é a paz entre os irmãos, independente de credo, cor ou de raça, Deus é a nossa maior riqueza. “Há quem parece rico, não tendo nada, há quem se faz de pobre e possui copiosas riquezas” (Provérbios 13,7). A conquista do paraíso depende do eu de cada um, Cristo pagou o preço pela nossa liberdade, o Apóstolo Paulo, sofreu e viveu as maiores experiências “Foi arrebatado ao paraíso e lá ouviu palavras inefáveis, que não é permitido a um homem repetir” (2Corintios 12,4), vividas nas perseguições e no sofrimento por amor a Cristo. Como diz o Apóstolo, “Porque, quando me sinto fraco, então é que sou forte” (2Corintios 12,10), nosso ministério tem sido regado de muitas dificuldades, mais tenho me sentido forte pela certeza do dever cumprido, de não desviar do caminho. Peço ao clero em geral que faça o mesmo para que Deus possa abençoar seu ministério, como abençoou a vocação do Pai Abraão. “Abençoarei aquele que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem ...” (Gênesis 12,3). A nossa proteção vem de Deus, tenhais a Fé de Abraão, a coragem de Davi e a sabedoria de Salomão, porque bem sabeis o que está escrito no Livro Sagrado: “Maldito aquele que faz com negligência a obra do Senhor” (Jeremias 48,10).

Em, 26 de maio de 2015,

Pense nisso e sejas feliz, com as benções de Deus.

Paulo, Patriarca da ICAI.


Congresso_1

         1º Congresso Católico Independente da ICAI

Nos dias 05 e 06 de setembro de 2015, na cidade de Japeri, Rio de Janeiro, comemorando o 16º Aniversário de Eleição Patriarcal de Sua Beatitude Paulo Patriarca da ICAI. Nestas datas que antecedem o dia 07 estará sendo realizado na sede da Catedral São José Operário o 1º Congresso da Igreja Católica Apostólica Independente. Temas serão discutidos: A temática - tratará da história e espiritualidade do Pensamento Livre no Brasil, bem como o momento atual no Brasil e no Mundo.

           Atividades na Catedral São José Operário

IMG-20150301-WA0007Em 2015 na Catedral São José Operário, as celebrações são realizadas aos domingos as 9:00 horas com a Santa Missas, as 3ª Feiras as 19:00 horas com a Evangelização e as 5ª Feiras as 19:00 horas com a Santa Missa.

Todas as segunda feiras, Estudo Bíblico as 19:00 horas




              FESTA NA CATEDRAL

APDC0135No dia 07 de setembro de 2013, a Catedral São José Operário esteve em festa, comemorou-se com jubilo os 14 anos de Eleição Patriarcal de Sua Beatitude Paulo, a festa do amor e da união, entre os irmãos na Fé. Presentes as comitivas de Feira de Santana, Bahia, por Dom Marcos Paulo Bispo Provincial, Natal, RN, por Abade José Superior da Abadia São José Operário e Rio Grande do Sul, por Seminarista Francisco e tantos outros. Parabéns Patriarca Paulo, parabéns à Igreja Católica Independente. (Deory).


      Festa na Catedral, 14º da Eleição Patriarcal

Na_BahiaNo dia 07 de setembro de 2013, com a Graça de Deus, a Igreja Católica Apostólica Independente, estará comemorando o 14º aniversário de eleição Patriarcal do Patriarca Paulo. Na ocasião Sua Beatitude receberá na Catedral São José Operário, as comitivas da Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. A Santa Missa Comemorativa será oficiada pelo Patriarca Paulo, na Catedral São José, as 16:00 horas. (Deory).

A Equipe da Sé Patriarcal, já esta pronta para receber as Comitivas vidas de Natal, (Abade José), Feira de Santana, (Dom Marcos) e de Porto Alegre.

Feira_de_Santana

No dia 07/09/2013, o Patriarca Paulo, receberá o Bispo da Bahia, Dom Marcos Paulo e Comitiva

Voz do Pastor:     

Igreja Independente e o Pensamento Livre: 

O projeto de Deus para com a humanidade foi traçado com amor verdadeiro de Pai, que protege e zela por seus filhos. "Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos. Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; todas as famílias da terra serão benditas em ti”." (Gênesis 12,2-3)

Ler Mensagem Completa


         ICAI Tem seu novo Bispo para Bahia

DSCF1631No dia 19 de maio de 2013, Sua Beatitude Paulo, elevou ao Santo Episcopado Sua Excia Revmª Dom Marcos Paulo Ribeiro de Almeida através da Sagração Episcopal, em seu munús o novo Bispo recebe também o legado de Provincial da Bahia com a titularidade de Província Nossa Senhora de Fátima, DSCF1618presentes na cerimônia os Senhores Bispos Dom Carlos Alberto Ferreira Gomes, Vigário Geral Patriarcal, Dom Jorge dos Santos Costa, Abade Caio José Cavalcanti Trigueiro, Abadessa Rosângela da Silva e diversos outros religiosos, o Patriarca Paulo viajou para a cidade Bahiana de Feira de Santana com a maior comitiva de todos os tempos, 15 pessoas entre religiosos e comunidade da Igreja Independente. Salve, Salve o povo da Bahia! (Deory).

CONVITE DE SAGRAÇÃO EPISCOPAL

Sua Beatitude Paulo, Patriarca da Igreja Católica Apostólica Independente, Convida aos Eclesianos do Vicariato São Lucas, em Feira de Santana e Região, Autoridades e Familiares, ao povo de Deus, para o Oficio de Sagração Episcopal de Sua Excia Revmª Mons. Marcos Paulo Ribeiro de Almeida, a Criação da Província da Bahia e a Posse do Bispo Provincial.

Data do evento 19 de Maio de 2013, às 10:00 horas

Local: Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro

Rua Brigadeiro Eduardo Gomes nº 609, Bairro Capuchinhos, Feira de Santa – BA.

Sua presença nos trará grandes alegrias. (Deory).

                    

As Abadias São José Operário e Maria de Nazaré

Tem novos Abade e Abadessa

Abade_e_Abadessa-1O Patriarca Paulo, conferiu neste domingo (17/03/2013), às 16 horas na Santa Missa dedicada ao Espírito Santo a Benção Abacial ao Revmº Pe Caio José e a Revmª  Diac Rosângela da Silva, ambos foram nomeados aos cargos de Abade Superior da Abadia São José Operário Sua Excia Abade José, que estará a frente não somente da Abadia mais também da Reitoria do Seminário Teológico São Luiz Gonzaga, para o cargo de Abadessa Superiora da Abadia Maria de Nazaré, Sua Excia Abadessa Rosângela, que estará a frente da Abadia e de toda formação religiosa feminina da Igreja Católica Apostólica Independente. (Deory).


MISSA EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE SANTA MARIA

Neste domingo (03/02/2013) às nove horas da manhã na CATEDRAL SÃO JOSÉ OPERÁRIO, o Patriarca Paulo, Celebrou a Santa Missa em Memória das vítimas de Santa Maria-RS, o Patriarca tem rezado pela saúde das vítimas hospitalizadas e também pelos familiares e amigos “Estamos todos nós em Oração! Pedimos ao Pai Eterno para confortar aqueles que perderam seus entes queridos. A nós os nossos sentimentos”, ao povo de Santa Maria-RS, aos Parentes das vítimas, estamos em oração e que Nosso Senhor Jesus Cristo vos conforte no amor e na Fé. (Deory).


Leia: a Reflexão de Sua Beatitude pós Concílio, com os seguintes temas:

Sua Beatitude fala dos 13 anos frente ao Patriarcado da Igreja Católica Apostólica Independente; da Reforma da Constituição Canônica; de Pontos Importantes da Reforma como: O Casamento do Clero; da proibição de vida dissoluta do Clero; da criação das Províncias e do Pensamento Livre da ICAI, e ainda fala  do vocacionado e da vida nova na ICAI.  (Deory).

CONCÍLIO DA ICAI

Patriarca_1A Igreja Católica Apostólica Independente, vem preparando para a finalização do 7º Concílio Geral Internacional que acontecerá nos dias 28 de novembro até o dia 02 de dezembro de 2012, os senhores conciliares estarão apreciando temas como a Reforma da Constituição Canônica, Liturgia da Palavra e o Código de Ética e Disciplina Eclesiástica. Antes do Concílio Geral haverá vários encontros retiro e vigílias coordenadas por Sua Beatitude, Deus seja louvado. (Deory).

NOVOS COMENDADORES PARA ICAI

Com júbilo a Catedral São José Operário, recebeu no dia 07 de setembro de 2012, os novos Comendadores da ICAI. Ouve a celebração tradicional de comemoração da eleição Patriarcal, a festa comemorativa foi pelo 13º aniversário de eleição de Sua Beatitude Patriarca Paulo, homenageia com a Comenda da Ordem do Bom Pastor aos senhores: Antonio Carlos de Aragão que é homenageado pelo exemplo dado nas fileiras dos comendadores; Dom Carlos Alberto Ferreira Gomes, Bispo ComendasAuxiliar da Igreja Católica Apostólica Independente; Dr. Luiz Gonçalves Gomes, Advogado aposentado (Rio de Janeiro); as senhoras: Dra. Sylvia Maria Cavalcanti Trigueiro, Advogada, Professora e Administradora, trabalha no Governo do Rio Grande do Norte, (Natal – RN); Neuza Ribeiro de Souza, espiritualista, (Resende – RJ). Eles foram homenageados pelo exemplo que tem dado a Igreja e a sociedade em geral. Que os mais novos Comendadores sejam abençoados por Nosso Senhor Jesus Cristo, sendo merecedores do titulo recebido. (Deory).


 
Igreja Católica Apostólica Independente

Igreja Católica Apostólica Independente - Rito Tradicional Brasiliense

  Site Map